Rodas no mercado com peso inferior a 1 quilograma, são raras.  Para falar a verdade, não me recordo de nenhum modelo atualmente.

Foto: https://esmtb.com

Mas um modelo específico, conseguiu atingir esta marca e ganhou o Prêmio Eurobike pelo seu grau de inovação. A marca alemã Tune, tem como característica buscar os limites do peso e de inovar em sua linha de produtos. As novas rodas Tune Black Burner 29 TE, trouxeram essa inovação, ao ponto dos seus raios serem fabricados a partir de fibra textil.

As rodas Tune Black Burner 29 TE empregam os melhores materiais na composição e construção e são acopladas a aros de carbono ultraleves, usando esses raios têxteis. Testes foram feitos em laboratórios simulando condições reais de pilotagem e percurso, semelhante ao feito por rodas “normais”, e como resultado, as rodas em questão estariam prontas para competições de alto nível, inclusive as da UCI.

Foto: https://esmtb.com

Os raios são feitos de um polímero desenvolvido pela PolyLight, e são realmente feitos de tecido têxtil. Para ser fixado em raios e cubos, em uma das extremidades, usa-se um fio de metal para ligar aos aros. Na outra ponta, existem um sistema que permite que sejam fixados com segurança em buchas. Segundo os testes, estes raios são mais rígidos que a maioria dos raios de aço disponíveis no mercado.

Foto: https://esmtb.com

No quesito peso, cada “raio” pesa 2,3 gramas, o que é muito leve em comparação com 4,4 gramas de um raio de alta qualidade como a Swiss Swiss Revolution.

Deixe logo abaixo o seu comentário