Reprodução: Logo Strava

Recentemente em vários portais da internet (inclusive os não ligados ao esporte), fizeram uma série de artigos, comentando sobre a ultima atualização do Heatmap Strava. O assunto em questão tratava a exposição do aplicativo de algumas bases militares (inclusive as secretas) pelo mundo, e de quebra o comportamento dos militares ao redor delas.

James Quales, CEO do aplicativo, publicou uma carta aberta sobre o assunto:

Cara comunidade Strava,

Gostaria de chamar a sua atenção sobre o que foi dito recentemente sobre o Strava e o nosso heatmap global. O nosso heatmap permite visualizar atividades em todo o mundo, e muitos de vocês o utilizam para encontrar lugares para treinar em sua própria cidade ou quando estão viajando. Ao desenvolvê-lo, respeitamos as opções de privacidade da atividade e as configurações de privacidade do perfil, dando também a possibilidade de optar por renunciar completamente a utilização dessa ferramenta. No entanto, soubemos durante o fim de semana que membros do Strava que estão no serviço militar, trabalhando em missões humanitárias e outros que vivem no exterior podem ter compartilhado a sua localização em áreas que não têm outra densidade de atividades e, ao fazê-lo, aumentaram a possibilidade de reconhecimento de locais confidenciais inadvertidamente.

Muitos membros da equipe Strava e em nossa comunidade, incluindo eu, têm membros da família nas forças armadas. Saiba que estamos levando este assunto a sério e entendemos a nossa responsabilidade relacionada aos dados que você compartilha conosco.

Saiba o que estamos fazendo em resposta ao que tomamos conhecimento:

  • Estamos empenhados em trabalhar com funcionários militares e governamentais para tratar os dados potencialmente sensíveis.
  • Estamos analisando os recursos que foram originalmente projetados para dar motivação e inspiração aos atletas, de modo a garantir que eles não possam ser comprometidos por pessoas com má fé.
  • Continuaremos a difundir o conhecimento sobre as nossas ferramentas de privacidade e de segurança.
  • Nossas equipes de engenharia e experiência do usuários estão simplificando os nossos recursos de privacidade e de segurança para garantir que você saiba como controlar os seus próprios dados.

Quanto à confidencialidade dos dados, a partir deste momento você pode realizar as seguintes ações enquanto permanece ativo no Strava:

  • Leia o nosso post que detalha as opções de privacidade disponíveis no Strava.
  • Atualize as suas configurações de privacidade para se certificar que elas refletem as suas intenções.
  • Procure a nossa equipe de Community Support se você tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda.
  • Continue a cuidar uns dos outros respeitando o lema da nossa comunidade.

Obrigado por ser parte da comunidade Strava e nos ajudar a continuar a crescer de forma responsável em todo o mundo.

Atenciosamente,

James Quales.

Deixe logo abaixo o seu comentário