Eae, tudo tranquilo?

Bom, no ultimo dia 09/10/2016 foi realizado na cidade de Pau dos Ferros no nosso RN, o 3° Ecopedal Planeta Bike.

Foto: 3° Ecopedal Pau dos Ferros
Foto: 3° Ecopedal Pau dos Ferros

Como muitos sabem desta vez eu não pedalei, mas tirei bastante fotos de vocês que podem ser conferidas aqui!

Primeiramente quero agradecer o carinho de vários ciclistas que chegaram até a minha pessoa para conversar sobre este nosso projeto (meu e de vocês) chamado BikeRN. Obrigado de verdade, de coração, pois vocês são o combustível que mantem o site girando. Sem o apoio de vocês, não teríamos chegado até aqui. Só para vocês terem noção, já estamos na madrugada de segunda-feira (10/10/2016) e eu escrevendo este artigo para vocês.

Mas voltando ao evento, vou relatar sob a visão de quem participou externamente do mesmo. Se alguém que girou quiser contribuir, ficarei muito grato.

3° Ecopedal Planeta Bike

Cheguei ainda cedo em Pau dos Ferros, por volta de 05h10min. O local para o início do evento foi de fácil localização, amplo, com um bom estacionamento. Pegamos o kit que era composto da blusa de manga comprida, uma paçoca de amendoim, protetor solar e pulseiras de identificação. Simples e bem objetivo ao meu ver.

IMG_7570

O café da manhã começou a ser servido com uns 5/10 minutinhos de atraso, mas nada que pudesse causar transtornos aos ciclistas e ao andamento do evento, afinal imprevistos acontecem. Talvez por ter experiencia com outros eventos, apostei que o atraso dos ciclistas que estavam chegando à todo o momento, somado ao um pequeno atraso do café da manhã, levaria o inicio do pedal para perto das 7 da manhã. Ainda bem que a gente se engana!!!

IMG_7566

Antes das 06h30 já era possível ver quase todos os ciclistas em suas bikes aguardando a benção final do Padre da cidade. Foi bacana ver a cooperação de todos em estar prontos para sair no horário marcado. Sabemos que nem sempre é assim, e que se o locutor não avisa várias vezes no microfone…..

IMG_7574

Início autorizado, ciclistas iniciando o trajeto, e após 200 metros de asfalto e uma curva para a esquerda indicava que os próximos 50 km traria mais historias na bagagem para cada um de nós.

Precisamente no quilometro 4, o desafio Braddock foi descoberto por aqueles que queriam um motivo a mais para serem desafiados. Um serrote/morro teria que ser transpassado no menor tempo possível. Se não me falha a memória, eram 300 metros de extensão com um angulo de 12° de inclinação (me corrijam se eu estiver errado!). Inovando neste quesito, a organização decidiu fazer a premiação do campeão por meio do aplicativo Strava. Todos que decidiram participar, deveriam iniciar o aplicativo e percorrer o trecho informado no menor tempo possível. O fato, é que pode ter deixado alguns possíveis participantes de fora deste desafio, pois nem todos utilizam-no. O que vale, é a superação pessoal acima de tudo. Meus parabéns à todos que foram e aceitaram este desafio!!!

IMG_7652

De volta ao percurso, o mesmo foi basicamente composto por estradas de fazenda que ao longo do trajeto, se alternavam entre altos e baixos.

Acho que dos ecopedais em que pude participar, o 3° Ecopedal Planeta Bike foi um que me impressionou pela quantidade de subidas e em que muitas vezes apareciam de forma repentina. Sim, muitas e muitas subidas, mas como diria o ditado: tudo que sobe tem que descer. E de fato, descidas emocionantes não faltaram.

IMG_7764

Ao meu ver, sabemos que é muito complicado trabalhar somente com single-tracks em algumas localidades por conta de vários fatores. Eu que não sou muito fã de estradas de fazenda, gostei bastante do trecho pois a todo momento um novo visual ao horizonte, um novo olhar sobre o caminho era necessário por conta desta constante mudança ao longo do percurso. De fato, eu não diria que o trajeto trouxe monotonia ao participante, onde normalmente pedalaria por quilômetros e quilômetros de cabeça baixa ao longo de estradões intermináveis, sem nenhum tipo de mudança para trazer o espírito de aventura e adrenalina.

Outro ponto de destaque, foi junto ao KM 29, onde como eu diria: “é aqui que o filho chora e a mãe não vê”. Um novo desafio foi colocado à prova dos participantes, desta vez o desafio não foi divulgado. 

Pontos de apoio tiveram o necessário para que o ciclista pudesse continuar seu trajeto tranquilamente. Em muitos eventos um novo café da manhã é servido a cada novo ponto de apoio. Entenda que eu não estou criticando e nem elogiando os organizadores que definem o que cada P.A. terá, cabendo a decisão obviamente a cada organização. Ao meu ver, a organização do 3° Ecopedal Planeta Bike acertou em colocar somente o necessário. Nenhum tipo de alimento que pudesse prejudicar o desempenho do ciclista, foi colocado, talvez frente aos trechos que exigiram um pouco mais de preparo dos mesmos.

IMG_7686

Após o penúltimo P.A., o terreno se tornou bastante regular, o que permitiu a todos diminuírem a passada enquanto pedalavam. Em contra-partida o vento começou a dar o ar da graça, um pouco de areia aqui e acolá, e “costelas de vaca” começaram a compensar a falta de novas subidas.

O almoço, servido por volta de 11:30 foi completo e farto. Era possível escolher entre vários tipos de saladas, arroz, feijão e carnes à vontade, limitados à um prato por pessoa. Todos se serviram tranquilamente, sem muita demora e sem reclamação.

IMG_8016

Alias, este foi um ponto que entendo que seja necessário ressaltar. Não escutei NENHUMA reclamação. É claro que tudo na vida pode ser melhorado, sendo o “ótimo” inimigo do “bom”, mas conto nos dedos os eventos em que não escutei uma virgula de reclamação. Meus parabéns!

Café da manhã tranquilo, percurso todo sinalizado não deixando dúvidas, P.A. sem tumulto e com o suficiente para um terreno acidentado como o da região, um almoço bastante saboroso e servido à vontade. Por fim, ainda apareceu uma ducha para aqueles que achavam que não iam tomar um banho. Depois de um solzinho daquele… como cai bem uma ducha no pedal.

IMG_8017

Obrigado aos ciclistas por um evento tão formidável, sem brigas, discussões e a cada pedal que passa, vamos nos tornando uma família cada vez maior. Todos se conhecendo e se reencontrando.

Parabéns também à organização do 3° Ecopedal Planeta Bikes, pois sei que um evento deste porte não começa na sexta e termina no domingo após o almoço. Muito suor, esforço e competência são necessários para fazer um evento como o deste, e principalmente, sem reclamações como eu NÃO escutei no dia do evento.

E a você que chegou até aqui, o meu muito obrigado por ler este artigo. Caso queira contribuir com algo que escrevi, justificar algo que fiz de forma equivocada, entre em contato comigo, ou pode fazer um comentário logo abaixo deste post. Terei o maior prazer em conversar com você. Posta ai pra gente saber a sua opinião e fazer com o que o nosso esporte cresça.

Mais fotos do evento, você pode conferir aqui!

Dois vídeos bem bananas produzidos pelo pessoal que esteve lá:

Eai, nos conte como foi o ecopedal pra você.

Deixe logo abaixo o seu comentário