Criado especificamente para ciclistas de MTB, melhor opção da categoria ganha mais performance

A nova série do DEORE XT, a M8100, inclui características tais como a inovadora tecnologia do cassete MICRO SPLINE da SHIMANO, de 12 velocidades, com combinações de 10-45D ou 10-51D, pedivelas HOLLOWTECH II de 1×12 ou 2×12, freios potentes de 2 ou 4 pistões, trocadores ISPEC-EV totalmente ajustáveis, câmbios dianteiros e traseiros de 12 velocidades de alta precisão, rotores ICE TECHNOLOGIES FREEZA de rápido resfriamento e jogos de rodas completos para XC ou Enduro. Tudo aprimorado para os ciclistas do MTB atual.

Pedivelas: o novo  DEORE XT de 1X12 vem com tecnologia HOLLOWTECH II, eixo do movimento central integrado e braços ocos. As coroas apresentam perfil de dente com tecnologia Dynamic Chain Engagement+, que possui dentes estreitos e mais largos, sendo esse o ponto fundamental para uma melhor retenção da corrente, suavidade e funcionamento silencioso da transmissão. Para montagem rápida e segura das coroas, o sistema direto simplifica a troca e a substituição das coroas. Os pedivelas apresentam opções de coroas de 28D, 30D, 32D, 34D e 36D, todas intercambiáveis com o XTR e o SLX, além de opções de tamanho do braço de pedivela de 165mm, 170mm, 175mm e 180mm. Os pedivelas DEORE XT estão disponíveis em três medidas de linha de corrente (chain line):

  • 52mm (FC-M8100-1) para tamanho de O.L.D. (Over Lock-Nut Dimensions) de 142mm ou 148mm, para um Fator-Q mais estreito de 172mm;
  • 55mm (FC-M8120-1) para um O.L.D. de 148mm para pneus mais largos e maior folga para o quadro (Fator-Q 178mm);
  • 56.5mm (FC-M8130-1) para um O.L.D. de 157mm e Fator-Q mais largo de 181mm.

Peso dos Pedivelas: FC-M8100-1(620g), FC-M8120-1 (628g), FC-M8130-1 (636g). Todos 32D; 175mm, sem B.B..

Os pedivelas DEORE XT de 2X12, HOLLOWTECH II com 36-26D oferecem imbatível possibilidade de amplitude de marchas quando combinados com um cassete de 10-45D, maximizando as possibilidades para todos os tipos e condições de terreno, enquanto mantém saltos menores entre os passos das marchas, para uma cadência sempre constante.

Dois pedivelas duplos estão disponíveis, ambos com Sistema de 2 parafusos para fixação do braço esquerdo do pedivela no eixo. O pedivela FC-M8100 2 (duplo) possui O.L.D. de 142mm para linhas de correntes de 48.8mm e Fator-Q de 172mm. Já o FC-M8120-B2 possui um O.L.D. de 148mm para linha de corrente de 51.8mm e Fator-Q de 178mm.

O peso do FC-M8120-B2 (36-26T, 175mm, sem B.B.) é de 672g e o do FC-M8100-2 (36-26T, 175mm, sem B.B.) é de 654g.

Cassete: os  DEORE XT de 12-velocidades apresenta o sistema de encaixe ‘MICRO SPLINE’ e está disponível nas opções 10-45D para menor diferença entre os passos na mudança de marchas e  10-51D para máximo alcance. Os dois cassetes vêm com tecnologia HYPERGLIDE+, que proporcionam subidas e descidas rápidas da corrente nas trocas de marcha, além de garantir uma transmissão realmente silenciosa. Os cassetes são construídos com uma aranha em alumínio que comportam 10 pinhões de aço e dois em alumínio para elevada  durabilidade e menor peso. O cassete CS-M8100-12 de 10-51D pesa 470g e a opção de 10-45D pesa 461g.

Corrente: a nova corrente HG de 12 velocidades do DEORE XT foi redesenhada com a placa interna estendida para melhoria do engate e retenção, além de ter os roletes cromados das chapas de elo da corrente , para maior durabilidade e trocas de marcha, para cima e para baixo, ainda mais suaves e rápidas. A corrente CN-M8100 (113 elos + Quick Link) pesa 252g.

Câmbios: apresentando versões para coroas single (RD-M8100-SGS) ou dupla (RD-M8120-SGS), o câmbio traseiro DEORE XT permite trocas de marcha precisas e rápidas em uma ampla gama de combinações. . Os dois câmbios apresentam tecnologia SHIMANO SHADOW RD+, preventores de impacto e roldanas de 13D que permitem pedaladas com menos chacoalhar da corrente, portanto, mais prazerosas. Peso dos câmbios traseiros: RD-M8100-SGS: 284g, RD-M8120-SGS: 290g.

Já o câmbio traseiro DEORE XT vem com uma especificação para linha de corrente de 48.8mm e 51.8mm,  disponível para montagens dos tipos D-type, E-type ou M-type. O câmbio dianteiro pesa: FD-M8100-D: 135g, FD-M8100-E: 106g, FD-M8100-M: 114g.

Trocadores: com opções de ajuste lateral e rotacional, os trocadores ISPEC-EV, que se adequam perfeitamente ao manete de freio, oferecem soluções customizadas para o feeling de pedal de cada um. Pontos de borracha nos manetes do trocador e  tecnologia two-way release (liberação dupla) melhoram ainda mais a troca de marchas. O trocador direito (SL-M8100-IR) faz uso da característica multi-release (multi-liberação) para descer as marchas rapidamente pelo cassete e, para os ciclistas que utilizam um setup 2×12, uma alavanca ÚNICA no lado esquerdo (SL-M8100-IL) faz a troca dianteira com precisão. Os trocadores DEORE XT M8100 também estão disponíveis em uma versão com abraçadeira. Os trocadores pesam: SL-M8100-IR: 120g, SL-M8100-IL: 73g, SL-M8100-R: 117g, SL-M8100-L: 78g.

Freios: as pinças de freio DEORE XT estão disponíveis para as versões de 2 pistões específica para XC ou de 4-pistões para Trail / Enduro. A opção de 2 pistões compartilha o mesmo design que a versão anterior XT M8000, fazendo com que as pastilhas de resina anteriores G02A/3A/J02A/3A ou de metal G04S/J04C sejam compatíveis.A versão de 4 pistões é um projeto totalmente novo, baseado no design do XTR M9100, compartilhando as mesmas pastilhas aletadas, tanto de resina N03A, quanto a N04C de metal (compatível também com pastilhas D03S ou D02S).

Os manetes de freio do DEORE XT funcionam com ambas as pinças de XC e Trail / Enduro, equipadas com o sistema SERVO WAVE da Shimano para engate rápido, potência melhorada e menor curso livre do manete. Os manetes de freio agora podem ser anguladas em 2 posições em relação ao guidão, para uma sensação de frenagem mais firme. Os manetes também apresentam seletor para o ajuste de alcance do manete e, parafuso de ajuste do curso livre para ajustes e regulagens simples na trilha.

Os kits de freio para XC (BR-M8100-BL-M8100) com rotores (160 mm RT-MT800) e pastilhas de freio pesam 392g, enquanto os freios para Enduro (BR-M8120-BL-M8100) com rotores e pastilhas inclusos pesam 410g.

 Rotores: os rotores de nível DEORE XT(RT-MT800) com tecnologia ICE TECHNOLOGIES FREEZA são projetados para maximizar o resfriamento, resultando em uma performance de frenagem consistente e em pastilhas de freio com maior vida útil. O núcleo de alumínio do sanduíche com camadas externas de aço inox ajuda a dissipar o calor através de aletas centrais. Tamanhos disponíveis: 140mm (88g), 160mm (109g), 180mm (132g) e 203mm (164g).

 Rodas: diferentemente das rodas da série XTR M9100, a nova série DEORE XT M8100 da Shimano oferece rodas completas de 27.5” e 29” para ciclismo de XC e Trail / Enduro. As rodas Shimano para XC oferecem aros totalmente fechados de 24mm prontos para receber pneus tubeless, e que aceitam pneus de até 2.35”. Os 28 raios duplos perfilados de raiação direta oferecem uma combinação perfeita entre rigidez e peso (WH-M8100-27.5: 1764g, WH-M8100-29: 1840g) para uma performance rápida no XC.

Simultaneamente, as rodas específicas Trail / Enduro do DEORE XT oferecem 30mm de largura interna do aro, própria para pneus de até 2.6”. Cubos traseiros apresentam O.L.D. de 148mm e os aros de alumínio comportam 28 raios em jota para manter as rodas tubeless fortes e, ao mesmo tempo, leves para pilotos agressivos, em condições críticas de pedal (WH-M8120-27.5: 1846g, WH-M8120-29: 1932g).

Ambas as rodas traseiras de XC e de Trail / Enduro vem com eixos passantes E-THRU (de 15mm na frente e 12mm atrás), com O.L.D. de 148mm de largura, além de apresentar interface para cassetes com tecnologia Shimano MICRO SPLINE nos cubos traseiros.

Cubos dianteiros e Freehubs individuais DEORE XT também estão disponíveis em larguras de 100mm e 142mm, 110mm e 148mm, e 157mm. Peso dos cubos: HB-M8110: 142g, HB-M8110-B: 147g, HB-M8110-BS: 158g, FH-M8110: 305g, FH-M8110-B: 307g, FH-M8110-BS: 306g e FH-M8130-B: 310g.

Especificações técnicas podem ser encontradas em: si.shimano.com

SHIMANO DEORE XT e SLX estarão disponíveis no mercado de revenda (lojas com prioridade), como componentes a partir de sexta-feira, 14 de junho de 2019, e nas bikes a partir do segundo semestre de 2019.

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