L’EROICA é um evento realizado na Itália e em outros países da Europa e tem por inspiração o ciclismo clássico, tendo como referencia imagens em preto e branco publicadas em jornais do início dos anos 1900 até os tempos do duelo de Bartali e Coppi, passando pelos tempos mais recente, onde o ciclismo de estrada estava ainda em todo o seu auge. O ponto de partida é no ano de 1987, que foi escolhido pelos organizadores como o ano para traçar a linha entre o ciclismo clássico e o tempo moderado.

Em outras palavras, para quem quiser participar do evento, possuir uma bicicleta com o ano de fabricação até 1987, sem modificações, peças em carbono ou tudo que a modernidade trouxe.

Os passeios da Eroica são exclusivamente organizados para as Bicicletas Históricas e para as Bicicletas de Estilo Vintage, conforme explicado a seguir.

Bicicletas históricas (também chamadas Bici Eroiche em italiano) são todas as bicicletas de corrida de estrada construídas em 1987 ou antes, tanto com engrenagens e sem engrenagens, como as construídas no final de 1800 e início de 1900.

Essas bicicletas provavelmente têm estrutura de aço, mas também são permitidos outros tipos de estruturas raras, como as estruturas de alumínio construídas por Alan e Vitus com juntas aparafusadas ou coladas e as armações Exxon Graftek do final dos anos 70 com tubos de carbono colados a tubos de alumínio.

Em relação aos componentes, as bicicletas devem estar de acordo com as seguintes diretrizes gerais:

As bicicletas mais recentes com engrenagens e desviadores, como o Simplex, o Huret, o Campagnolo, o Zeus, o Shimano, o Suntour, etc. devem ter alavancas de mudança no tubo inferior do quadro;

Os pedais devem estar com grampos e correias para os dedos ou, para bicicletas mais antigas, como os pedais originais; Sem pedais de clipe ou encaixe e os cabos do freio devem passar por fora e por cima do guidão;

As rodas devem ter pelo menos 32 raios atados a um aro de perfil baixo (20 mm de profundidade ou menos, exceto pelos aros de madeira);

Há uma infinidade de “regras” para participar do evento que tem apenas um objetivo: O divertimento. Para deixar o evento ainda mais fantástico, os ciclistas fazem questão de buscar vestuário antigo para retratar ainda mais “a corrida de rua” da época.

Mais informações em https://eroica.cc/

Deixe logo abaixo o seu comentário