Sem dúvida nenhuma um dos maiores obstáculos dos esportistas amadores e profissionais é a preguiça. E no caso do ciclismo também não poderia ser diferente.

Venhamos e convenhamos que levantar as três, quatro ou mesmo às cinco horas da manhã não é nada fácil, ainda mais neste período chuvoso, em que a temperatura baixa e a vontade de ficar em casa fala mais alto.

Daí, a receita é simples e conhecida: friozinho durante a madrugada inteira, uma cama bem quentinha, e se você não estiver bem focado com objetivo bem claro, com toda certeza você deixará para amanhã o que poderia fazer hoje. O grande problema é que:  o amanhã nunca chega.

Eu também sofro disso, e confesso que prefiro pedalar no final da tarde, ou no começo da noite ao ter que acordar de manhã bem cedo, principalmente se for nos finais de semana, pois o corpo já vem cansado do “batidão” do trabalho durante a semana.

Mas como é sempre tempo de mudar, e agora motivados por um novo marco em nossas vidas – a virada de ano, vou colocar aqui cinco dicas para lhe ajudar a acordar cedo.

Dica 1: Dormir

Pode parecer muito óbvio, mas o fato é que é necessário dormir, e a tarefa pode não parecer tão simples quanto parece. Muitas coisas vão surgir antes de você ir dormir, vão ser seus filhos te chamando, algum parente ou familiar lhe chamando para conferir alguma coisa, alguma distração no celular, redes sociais, enfim todo mundo vai procurar antes de dormir. Conselho: Procure sua cama o mais rápido e cedo possível e concentre-se em dormir. Caso você tenha dificuldade de dormir existem algumas técnicas de relaxamento da musculatura para que você possa dormir mais rápido.

Dica 2: Deixe tudo pronto
Assim que você levantar pela manhã, você vai gastar um bom tempo correndo atrás de sapatilhas, de roupa, camiseta, capacete, óculos, luva e etc, e no final das contas somada ao “quentinho” da cama pode até fazer com que você deixe isso para o outro dia. Na noite anterior junte tudo que você vai precisar e levar consigo durante o percurso, durante o treino, e coloque em um único local e pronto, desta forma você economiza energia e minutos preciosos logo de manhã.

Dica 3: comprometa-se com alguém

Compromete-se com alguém para ir com você. Tenha certeza que nos dias em que você não conseguir levantar da cama, ele(a) vai te ligar perguntando se você já estará pronto para poder fazer o treino juntos.

Dica 4: Rotina é bem chatas

Varie os seus treinos, faça treinos intercalados de forma que não fiquem repetitivos e se tornem uma rotina. Introduza uma caminhada, uma corrida, uma natação junto aos treinos de ciclismo e vá variando constantemente. Isso vai lhe ajudar no final a não desistir do seu objetivo.

Dica 5: Não desista de seu treino

Pode parecer óbvio mas muita gente faz isso. Defina uma meta a longo prazo e quebre-a em atividades menores. Dessa forma você terá vitórias menores, ao invés de ter somente uma grande o que pode fazer com que você perca a motivação ao longo do caminho. Isto vai lhe ajudar a trabalhar duro dia após dia, seja para completar aquele treino, seja para completar aquela competição.

Eai, curtiu as dicas? Tem mais alguma? Compartilhe conosco.

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