A mochila de hidratação (muitos chamam de CamelBak – que é uma das marcas disponíveis no mercado) é um ótimo acessório para grandes pedais. Geralmente é utilizado pela galera do MTB que adora um pedal longo e precisa se hidratar constantemente, afinal de contas a caramanhola/garrafinha de água não dá conta do recado, como é o meu caso.

Foto: mochila de hidratação

Lembrando que este acessório também é utilizado pela galera de outros esportes, como montanheiros, trilheiros de moto, corredores durante o treino e vários outros esportistas.

Com o tempo, e após alguma utilizações, é normal que os reservatórios comecem a ficar sujos (uma sujeira preta), visto que o ambiente é sempre úmido, e isto facilita o desenvolvimento de fungos, mofos e mais uma infinidade de coisas que prejudicarão a tua saúde. Devo deixar de usar? Jamais, a não ser que você opte por não carregar um “peso extra” no pedal.

Abaixo, você encontra um “passo-a-passo” para limpar tua mochila de hidratação e algumas dicas para você não ter problemas como ela.

COMO LIMPAR SEU CAMELBAK / MOCHILA DE HIRATAÇÃO

Você vai precisar de:

  • Sal Grosso
  • Bicarbonato de sódio
  • Água

Vamos lá:

  1. Pegue o sal grosso, cerca de 200g e coloque junto com água dentro do reservatório;
  2. Agite bastante para que o sal raspe as sujeiras e mate as bactérias;
  3. Esvazie sua mochila de hidratação e a enxague com água corrente;
  4. Coloque 300ml de água no reservatório, e uma colher de sopa de bicarbonato;
  5. Retire o ar que estiver na bolsa.
  6. Deixe a mistura descansar por 24 horas;
  7. Descarte a solução;
  8. Enxague e deixe secar na sombra.

DICAS PARA LIMPAR SEU CAMELBAK / MOCHILA DE HIRATAÇÃO

  1. SOMENTE ÁGUA NA SUA MOCHILA

Não muito difícil é sairmos para pedalar e encontrarmos outros tipos de bebida, durante o percurso. Caldo de cana, isotônicos e por ai vai. Recomendação: Coloque na sua mochila somente ÁGUA. Desta forma, você evitará que a bolsa de hidratação seja impregnada com odores e sabores difíceis de remover.

2. CONGELAR

Se você não pode naquele momento fazer a limpeza da tua mochila, te dou um conselho: Congele! Sim, esvazie o recipiente e congele tua bolsa. Assim você evitará que crie fungos e etc. Lembrando que sempre ficará algum líquido dentro dela, e ao congela-lo, esse liquido poderá rasgar sua bolsa, quando for retirar do freezer. Portanto, cuidado.

3. SECAR NA SOMBRA

Nunca, jamais, nem pense em secar sua mochila no sol. O sol irá ressecar seu reservatório e ai, já era.

Gostou? Utiliza outra técnica para limpeza? Deixe seu recado nos comentários abaixo.

Deixe logo abaixo o seu comentário