Sistema promete o dobro de eficiência se comparado aos grupos atuais de mercado.

Driven – como é chamado o protótipo da CERAMICSPEED, consiste de um eixo cardã feito de fibra de carbono, onde em suas extremidades, foram instaladas 14 micro rolamentos que se conectam a um cassete especial com dentes posicionados de forma horizontal, para que se conectem perfeitamente aos rolamentos.

A troca de marchas, ocorre lateralmente por meio de um eixo de um pequeno motor elétrico, dispensando assim o câmbio traseiro.

Segundo Jason Smith, CEO e fundador da CeramicSpeed, esse sistema permite 49% menos fricção que uma transmissão top de linha Shimano Dura-Ace. Na transmissão convencional, a cada volta da corrente, uma perda na energia da pedalada ocorre. Em uma cadência de 95 pedaladas por minuto, cerca de 40 mil pontos de atrito ocorrem neste tempo.

O sistema entrará em testes e deverá percorrer ainda mais etapas antes de ser colocado no mercado, sem previsão para tal. Para quem já está ansioso em pedalar com este sistema, a má notícia é que os fabricantes deverão desenvolver quadros específicos para tal, já que não deverá haver forma de adaptação nos quadros atuais.

Recentemente publicamos um vídeo sobre este protótipo no nosso insta. Clique aqui para ir ao nosso perfil.

Deixe logo abaixo o seu comentário