O que tem mais imposto, um móvel ou uma bicicleta? Em um primeiro momento você pode até pensar que é um móvel. Mas saiba que são cobrados até 70% de impostos sobre o valor das bicicletas no Brasil.

Um projeto da agência Talent Marcel, com apoio da revista Bicycling e design de Cardoso Cycles trouxe a tona de forma evidente a diferença em que uma bicicleta e uma cadeira são tributados no Brasil. 

Uma bicicleta que vira poltrona e mesa para chamar a atenção de impostos que chegam até 70%, tornando as bikes um produto muito caro para o brasileiro.

Pensando nisso, o projeto “Bike Clandestina” quer evidenciar o alto valor das bicicletas no Brasil comparando com a carga tributária de um móvel, em que apenas 12% do valor cobrado é de imposto.

O protótipo da ‘bike-poltrona’ seguirá apenas como uma peça para evidenciar as altas cargas tributárias. O produto não será comercializado. Para promover a ideia, além da própria bicicleta, foi criado o hotsite que explica o projeto.

“Muitos reclamam do preço de bicicletas, mas pouca gente sabe que até 70% do preço é imposto. A gente quis mostrar essa informação de um jeito interessante, então decidimos criar um símbolo, a “Bike Clandestina”, afirma Sergio Takahata, criativo da Talent Marcel.

No vídeo abaixo você pode entender um pouco mais a ideia, o objetivo é engajar a comunidade de ciclistas para que esses índices sejam revistos já que o Brasil entra como o terceiro maior fabricante de bicicletas do mundo, e que estudos comprovam que se houvesse uma desoneração o setor poderia crescer em até 14%. 

Deixe logo abaixo o seu comentário