Bom, quem acompanha o site e principalmente nosso calendário de eventos (se não conhece clique aqui), pode perceber que há bem mais eventos neste ano do que em 2016.

Por atualizar constantemente o calendário, não me recordo de ter menos do que 40 eventos nos meses seguintes. Isto quer dizer que se você quiser pedalar todo o final de semana em algum local diferente, seja aqui no RN ou estados vizinhos, é possível. São eventos sem fins lucrativos, eventos de competição e é claro os famosos ecopedais.

Pra quem não sabe do que se trata, de forma bem resumida, em uma determinada data, vários ciclistas se reúnem na cidade que irá recepcionar o evento. De lá, partimos para um trajeto definido pelos organizadores (40/50/60 km em média), onde vários pontos de apoio estão espalhados ao logo deste trecho, com a única intenção de te dar o suporte necessário para que você possa concluir o percurso sem grandes dificuldades, sempre muito bem acompanhado de comidas regionais, frutas, água e é claro um bom forró (na maioria das vezes ao vivo). Lembrando que tudo acontece em meio a natureza.

Pra que o artigo não fique muito extenso, em outra oportunidade eu falo mais sobre os ecopedais de forma geral.

A intenção deste artigo é lhe indicar 3 eventos que irão ser realizados até o final de outubro e que você não deve perder. É possível participar dos 3, pois são em datas distintas a sua realização. Eu, vou estar nos 3 eventos e é claro, espero que a gente possa se encontrar em todos.

1° Ecopedal Rota das Cavernas

Rotas das Cavernas

Organizado por meu amigo Diniz, o evento vai ocorrer no dia 24 de setembro. É o primeiro dos 3 a acontecer. Você pode chegar a Felipe Guerra (cidade organizadora) pela BR-405, sentido Apodi (para quem passa por Mossoró). Para quem passa por Apodi, fica apenas a 15 km de lá.

O trajeto tem início e término na Chapada do Apodi, e ao longo do seus 50 km, passará pelo Vale do Apodi, próximo a cavernas da região e por 3 cachoeiras (acho que estão secas) mas com vistas inigualáveis, além do belíssimo Lajedo do Rosário que será um dos principais pontos para se registrar fotos e guardar de recordação.

Em seu trajeto, é haverá mais estradões do que trilhas, mas nada monótono com longas retas a perder de vista. A região aqui é linda e a cada km a vegetação, relevo e paisagem muda como um todo. Digo que vale a pena vir, pois a região é show! É o quintal daqui de casa!

Para saber mais informações sobre o pedal, ver o resumo que fizemos, você pode clicar aqui!

Mais informações:
Data de realização: 24 de setembro
Período de Inscrições: 01/08/2017 até 31/08/2017

1° Ecopedal Salamandra

1º PEDAL Salamandra em São Francisco do Oeste.

O termo Salamandra é a designação comum aos anfíbios da ordem dos caudados, que tem como a capacidade de regenerar os membros e a cauda se estes forem decepados. Diferenciam-se dos lagartos por não conterem escamas. Se encontrar um na trilha, #ficaadica.

Sendo o segundo evento desta lista, as inscrições começaram no ultimo dia 01/08 e vão até o dia 10/09. A cidade que sediará este evento será São Francisco do Oeste, que fica as margens da BR-405, próximo a cidade de Pau dos Ferros.

O percurso terá ao todo, cerca de 48 km contendo basicamente trilhas. O percurso, segundo um dos organizadores está sendo trabalhado para proporcionar uma ótima experiência a todos os participantes. Passaremos ainda por um pé de serra, vilarejos e paredes de açudes para dar aquele toque ainda maior de aventura ao evento.

O que posso tentar deduzir é que será bem bacana, já que várias serras estão próximas e o relevo da região é bastante diversificado.

Importante lembrar que este evento acontecerá 7 dias após o 1° Ecopedal Rota das Cavernas, citado anteriormente. Para saber mais sobre o evento, confira nosso resumo clicando aqui!

Mais informações:
Data de realização: 01 de outubro
Período de Inscrições: 01/08/2017 até 10/09/2017

1° Ecopedal de Angicos

1° Ecopedal de Angicos

Terceiro e último (e não menos importante) ecopedal desta lista, o 1° Ecopedal de Angicos é um dos que eu venho gerando mais expectativas. Isto se dá pela amizade que eu tenho com Vagner (organizador e idealizador), e venho acompanhando uma parte do trabalho que ele vem executando para a realização do evento. Sei que ele está trabalhando muito duro para fazer uma evento show, para você.

O trecho contará com alguns altos e baixos, corredores abertos para a passagem de veículos pequenos alguns trechos de areia, cascalho, trilhas com single-tracks onde somente uma bicicleta passa por vez.

Eu nunca tive a oportunidade de ir a Angicos, sempre passei na “porta”, mas tirando pelos eventos realizados em Assu (veja aqui, aqui e aqui) tenho certeza que será bem divertido pedalar por lá.

As inscrições começaram no último dia 03/08 (abriram mais cedo devido a alta procura) e vão até 22 de setembro. Neste evento, a inscrição é feita ON-LINE. Clique aqui para fazer a sua ou digite http://bit.ly/ecopedalangicos no seu navegador.

Para saber mais sobre o evento, você pode ver o resumo que fiz, clicando aqui!

Mais informações:
Data de realização: 22 de outubro
Período de Inscrições: 03/08/2017 até 22/09/2017

De forma geral, creio que serão bons eventos. Eu que estou em contato com todos eles, dá pra sentir o empenho de todos em proporcionar uma experiência muito boa para todos nós.

Lembrando que nos próximos dias, publicarei um artigo exclusivo sobre cada evento citado acima.

Para quem ainda não tem o costume de entrar no nosso site, temos o calendário de eventos, para que você possa saber sobre todos os eventos que ocorrem no RN e nos estados vizinhos.

Lembrando que temos uma lista de transmissão no whatsapp e uma lista de email no site. Se quiser receber estas e outras informações, me manda um email ou deixa um recado aqui embaixo.

Grande Abraço e até a próxima!

2 Comentários

  1. Excelente matéria, Filipe! Parabéns pelo trabalho que você esta fazendo: divulgar nossos eventos trás uma estima muito grande à sua pessoa que a cada dia que passa agrega mais e mais valor ao esporte.👏👏👏👍

Deixe logo abaixo o seu comentário