Ainda que longe de ser afiado, o disco de freio de uma bicicleta pode causar sérios danos de encontro com a pele do ciclista, enquanto ainda está girando.

Foto: Protetor do freio de disco da Shimano

Creio que pensando nisso, a gigante japonesa Shimano resolveu patentear um protetor para freios a disco. A inserção de freios a disco, ainda está em fase de experimentação nas competições profissionais de bikes de estrada. É sabido que um alto número de lesões causadas pelos discos já provocaram preocupações de segurança no mundo destas competições, onde a velocidade final é bem maior do que uma MTB. Alguns ciclistas já se referiram aos discos como “facas de fatiar” (tradução livre).

Desde então, uma nova geração de discos foi produzida pelas principais marcas do mercado. A SRAM lançou no mercado discos chanfrados e a Shimano o fez, com as séries Dura-Ace R9100 e Ultegra R8000 para bikes de estrada.

Foto: Protetor do freio de disco da Shimano

Esta nova patente da Shimano, cria uma proteção com recortes e uma abertura na lateral, dizendo que “eficientemente direciona o fluxo de ar na direção de deslocamento da bicicleta para um lado interno da tampa do rotor”.

Ainda que este protótipo não saia do papel, é interessante ver o que poderá ser desenvolvido a partir desta ideia.

Deixe logo abaixo o seu comentário