Quero Pedalar

Quer começar a pedalar? Veja algumas dicas de qual bike escolher e quais os equipamentos necessários.

Resolvemos abordar este tópico em nosso site, devido a grande quantidade de pessoas que estão aderindo a esta nova prática: a bicicleta. É um esporte fantástico, que te leva a lugares antes inimagináveis, melhora o condicionamento físico, ajuda a emagrecer e não sobrecarrega as articulações do nosso corpo (desde que utilizado da maneira correta).

Como qualquer outro esporte, algumas dicas são bastante importantes por quem está iniciando, e até quem já tem um tempinho no esporte. Bom vamos lá!

Qual bicicleta devo comprar?

Dentre os vários tipos de modalidade e por consequência de bikes, vamos abordar somente as três mais praticadas.  São elas:

  • Passeio
  • Mountain Bike (MTB)
  • Speed

Passeio / Recreação

Bike de Passeio
Bike de Passeio

Dentre uma das modalidades praticadas pelos “pedalantes”, esta sem dúvida é a que tem mais adeptos. Quem escolhe este tipo de modalidade, gosta de passear, conhecer vários lugares dentre o próprio bairro, cidade ou mesmo no campo, visto que a correria do dia-a-dia nos impede de perceber a mudança em muita coisa ao nosso redor. Normalmente é escolhida informalmente, e seus praticantes pedalam de duas a quatro vezes na semana, normalmente acompanhados de amigos, familiares nos parques ou em ciclovias.

Quais as vantagens de praticar o passeio/recreação?

  • Como comentei anteriormente, esta modalidade torna-se interessante porque além de inserir o indivíduo junto ao esporte, ele também o inicia na prática desta atividade. Um exemplo disto, eram os passeios que eu dava junto com meu pai, quando ainda pequeno pela cidade. Hoje, amo pedalar.
  • Em várias cidades do país, existem vários grupos de ciclismo recreativo.
  • Custa pouco, melhora a qualidade de vida, além de ser bastante saudável e prazeroso.

Quais as desvantagens de praticar o passeio/recreação?

  • Esta modalidade não é recomendada para quem é competitivo.

Qual bicicleta devo comprar para começar a pedalar nesta modalidade?

Entendo que uma bike simples (o que não significa barata) e confortável, irá suprir todas as suas necessidades. O foco nesta modalidade é passeio, e para passear de forma tranquila, uma das premissas é pedalar com conforto. Um banco confortável seja ele de espuma ou gel suprirá esta necessidade. Caso queira ir um pouco mais longe, um short de ciclismo lhe dará um pouco mais de conforto, visto que ele é acolchoado e além de ser fabricado de lycra ou similar, visando reduzir o atrito junto ao vento entre outros benefícios.

Bikes que agregam muita tecnologia, podem ser dispensadas neste primeiro momento, até porque nem se sabe se você continuará no esporte. Não estou certo? Bicicletas com grupos SHIMANO, atendem em um primeiro momento. São bikes baratas, de qualidade e que não desregulam fácil.

Mountain Bike (MTB)

Mountain Bike (MTB)
Mountain Bike (MTB)

No Brasil e no mundo, podemos dizer que esta modalidade é uma das mais difundidas. Milhares de praticantes fazem um misto de asfalto e terra nos caminhos deste país. Bem como os grupos de passeio, aqui existem vários, seja para passeio, bem como para competição. Outros nomes para que anda com estas bikes, são MTB ou Mountain.

Quais as vantagens de praticar o Mountain Bike?

  • O contato com a natureza é sem duvida a maior vantagem. Com a MTB você faz o seu caminho. A quantidade de locais em que se pode alcançar, e a diversidade de ambientes que é possível conhecer, são pontos que contam a favor desta modalidade.
  • Para quem vem da modalidade de passeio, aqui é fácil de se inserir. Como dito anteriormente vários grupos de passeio, aos finais de semana praticam trilhas. Sendo necessário somente um preparo físico maior, visto que pedalar em terra não é a mesma coisa que no asfalto.

Quais as desvantagens de praticar o Mountain Bike?

  • Um dos pontos negativos sem dúvida é a manutenção das bicicletas. Areia, terra, barro, poeira e água são companheiros inseparáveis de quem pratica esta modalidade, principalmente por quem opta por andar por trilha. Isto acaba resultando em manutenções frequentes, para que evite desgaste prematuro das peças, o que acarreta em gastos extras ao ciclistas.
  • Andar em trilha em grandes cidades, requer as vezes um grande deslocamento, acordar mais cedo, locomoção de carro ou similar. Ao retornar para casa, é necessário fazer uma limpeza básica na bike, para que a sujeira não se acumule.
  • Como não poderia ser diferente: assalto. Lembre-se que você(s) estarão pedalando em locais isolados.
  • Acidentes em valas, troncos de árvores, terrenos desnivelado, exigem bastante atenção do ciclista.

Qual bicicleta devo comprar para começar a pedalar nesta modalidade?

Já ouviu a frase: “É pau pra toda obra”. Pois então, por conta de estarem em todos os terrenos, comprar uma bike usada, nem sempre é uma boa ideia, afinal de contas, não sabemos a procedência da mesma. Tenha bastante cuidado na hora de escolher a sua.

Aqui uma bike melhor já é exigida. Um bom conjunto de peças, pneus anti-furo (não quer ficar na mão no meio da trilha, quer?), boa suspensão, capacete e luvas, são itens essenciais para uma boa prática no esporte.

Speed

Speed
Speed

Dentro do ciclismo, esta modalidade bem como o MTB, possui bastante adeptos e é uma das mais tradicionais. No Brasil, crescemos muito nos últimos anos, mas nada ainda comparado a outros países da Europa.

Bicicletas sem suspensão, com pneus finos e com a aerodinâmica feita para cortar o vento mais rapidamente, são características marcantes deste tipo de modalidade. Chegam facilmente aos 30 km/h sem muito esforço.

Quais as vantagens de praticar esta modalidade?

  • Praticidade sem dúvida é uma delas. Bike no chão, roupa no corpo, é só sair pedalando.
  • Esporte praticado por vários grupos.
  • Por ser leve e prezar pela velocidade, consegue-se percorrer grandes distâncias sem grande esforço, se comparado a outras modalidades.

Quais as desvantagens de praticar esta modalidade?

  • Um dos principais fatores, é o preço. Bikes Speed começam na casa dos R$3.500 reais, sem oferecer muito a favor dos ciclistas, ao contrario de uma MTB, que nesta faixa de preço já temos uma boa bike.
  • Manutenção requer um pouco mais de cuidado.
  • Não são muito confortáveis, já que foram criadas para serem velozes.
  • A posição de ataque é constante (banco/selim mais alto que o guidão), tornando dores nas costas e no pescoço constantes para quem ainda não está acostumado.

Qual bicicleta devo comprar para começar a pedalar nesta modalidade?

Se eu puder lhe aconselhar, compre uma bicicleta usada. Visto que não são todos que se adequam, por “n” motivos, caso você compre uma nova e realize a venda, muito dinheiro será perdido. Compre uma usada, de algumas voltas, e em caso de venda, o prejuízo seja pequeno ou zero.

Lembrando que é sempre importante o uso de CAPACETE e luvas.

Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato conosco.