Depois de vários testes por vários meses, o whatsapp lançou a nova função, batizada de “Localização Atual”. Desta forma, você pode informar rapidamente a um contato escolhido por você, ou ainda a um determinado grupo, sua localização geográfica em tempo real.

Embora a localização em tempo real possa parecer algo invasiva em um primeiro momento, vendo por outro ponto de vista, pode ser muito útil principalmente em questões de segurança, como monitorar em tempo real ciclistas pedalando sozinhos ou grupos de ciclistas que se aventuram em áreas de risco que podem ser, a partir de agora, acompanhados remotamente em tempo real por seus amigos e familiares.

Há três opções de períodos e todas podem ser interrompidas antes de expirar: 15 minutos, 60 minutos ou 8 horas. É só escolher uma no momento do compartilhamento e clicar em Enviar. A localização aparecerá em um mapa posicionado no chat. Se outras pessoas também enviarem localizações, todas aparecerão dentro do mesmo mapa.

Como utilizar – Após escolher um contato ou grupo do qual deseja compartilhar sua localização, clique no ícone “clipe” (anexar arquivos), que fica na barra de digitação do aplicativo. Em seguida, toque em localização e em seguida “Compartilhar localização atual”.

Uma caixa de diálogo abrirá mostrando uma mensagem explicando como funciona o recurso. Clique em “Continuar” e em seguida escolha o tempo que você deseja deixar a sua localização visível. Caso necessário, digite alguma mensagem para o contato e clique no botão “Enviar”.

Caso queira interromper o compartilhamento, toque em “Encerrar”. Pronto! Agora você já sabe como usar o recurso de compartilhamento de localização em tempo real no Android.

Lembrando que a atualização ainda vai ser liberada para todos os usuários, caso a opção não esteja disponível em seu smartphone.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe logo abaixo o seu comentário