Um ciclista que trafegava pela canaleta exclusiva dos ônibus, na Avenida Sete de Setembro, em Curitiba, acabou preso entre dois biarticulados nesta quinta-feira (19).

O ciclista sofreu ferimentos leves, foi atendido pelo Siate e encaminhado para o hospital Cajuru. Por causa do acidente, entre 11h35 e 13h50, os biarticulados precisaram ser desviados na região pelas pistas marginais da avenida.

Com as estações-tubos inativas no período, o embarque dos passageiros foi realizado pelas portas de emergência dos ônibus e as passagens não puderam ser cobradas.

Na Avenida Sete de Setembro localiza-se a primeira Via Calma do Brasil, que no total tem 6,3 quilômetros de ciclofaixas preferenciais para ciclistas em ambos os sentidos de circulação – Centro e Praça do Japão.

Os trajetos são compartilhados com carros, motocicletas e ônibus menores e a velocidade máxima permitida é de 30km/h, o que é mais seguro para os ciclistas em caso de acidentes – na canaleta, a velocidade máxima dos grandes ônibus biarticulados é de 50km/h.

“A Secretaria Municipal de Trânsito faz orientações constantes na região para que ciclistas não utilizem as canaletas dos ônibus e se dirijam às ciclofaixas da Via Calma, mas muitos ainda teimam em se colocar em situações de risco, circulando entre os biarticulados”, diz a secretária municipal de Trânsito, Luiza Simonelli.

A Setran informou que vai intensificar as orientações na Via Calma e faz um apelo aos ciclistas para não transitem mais pelas canaletas dos ônibus na cidade, evitando acidentes e mortes no trânsito.

Fonte: paranaportal

SEM COMENTÁRIOS

Deixe logo abaixo o seu comentário