A sétima edição da Brasil Ride, principal ultramaratona de MTB das Américas, proporcionará mais uma vez aos amantes do ciclismo experiências únicas no interior da Bahia. Marcada para 15 a 22 de outubro no sul do estado, a competição terá duas sedes inéditas, as chamadas Vilas Brasil Ride. A primeira delas, recebendo abertura e encerramento do evento, será no distrito de Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro. Já a segunda está sendo montada em uma fazenda próxima a Guaratinga, com toda infraestrutura necessária para ciclistas e membros da organização.

“Esta é a primeira vez que teremos um acampamento com tudo mundo junto. Uma experiência bacana de termos um ganhador de um ouro olímpico, como o holandês Bart Brentjens, ou o atual campeão mundial, o português Tiago Ferreira, hospedados no mesmo local que vários ciclistas amadores de diversas regiões brasileiras. Algo que mostra o nível da estrutura montada pelo evento, para um total de 800 pessoas, com 500 atletas e 300 pessoas do staff”, ressalta Mario Roma, fundador da Brasil Ride. O espaço do acampamento da Vila Brasil Ride, em Guaratinga, ficará na fazenda Conjunto Boa Vista, cedido pelo proprietário Henoque Gonçalves.

Vila Brasil Ride na última edição. (Foto: Divulgação / Célula Digital Media)
Vila Brasil Ride na última edição. (Foto: Divulgação / Célula Digital Media)

Após as duas primeiras etapas serem realizadas em Arraial d’Ajuda, entre a terceira e quinta etapas o evento passa a ser disputado em Guaratinga, para em seguida ter sua reta final novamente na região de Porto Seguro. Assim, durante três noites, de 17 e 19 de outubro, a Vila Brasil Ride estará localizada no acampamento, que está a cerca de 100 Km de Arraial d’Ajuda e a 9 Km por estradas de terra de Guaratinga. Os atletas, staff, voluntários e membros da organização serão acomodados no acampamento.

“Tudo será construído pela nossa equipe. Em outras competições esportivas do estilo, como um rally por exemplo, é cada um por si. Na Brasil Ride nós providenciamos tudo, desde as barracas até alimentação, tratamento de esgoto, água quente para o banho, apoio médico, entre outras necessidades básicas”, destaca Mario Roma. “Estamos montando uma cidade dentro da fazenda. Este é o grande desafio e o que dá ainda mais valor à sétima edição da Brasil Ride. Acredito que seja o maior evento esportivo outdoor da América montando sua própria estrutura completa”, concluiu Roma.

A estrutura na fazenda Conjunto Boa Vista contará com: restaurante principal dos atletas, onde será fornecido café da manhã e jantar, local este que, diariamente, será realizada a premiação do dia, briefing da próxima etapa e a apresentação diária de fotos e vídeos do dia; lounge Brasil Ride, para descanso e convivência dos atletas; bar e lanchonete para venda de bebidas e refeições rápidas (massa, hambúrguer, açaí etc); banheiros e chuveiros em contêineres; área de massagem; bike wash, para limpeza das bicicletas; bike park, para guardar as bikes; apoio do Suporte Neutro Shimano; posto médico, ponto de energia elétrica para carregar celular, GPS, câmeras; e ponto de água para consumo

Opção Vip – Na mesma área das barracas, haverá também bangalôs, que podem ser previamente alugados pelos atletas, sejam eles profissionais ou amadores, e possuem em sua estrutura diferenciada: cama dobrável com colchonete; travesseiro; cadeira de madeira; toalha de banho; fronha e lençol; cobertor de microfibra; pufes para área interna; ventilador; iluminação interna; e serviço de camareira.

Pacote Suporte – Por se tratar de uma fazenda particular e pela necessidade de garantir o conforto a este pessoal, o acesso será controlado. Acompanhantes, mecânicos e familiares, não terão acesso ao acampamento. Porém, caso desejem, poderão adquirir o pacote suporte, que possui espaço cercado para estacionamento do motor-home ou tenda de apoio.

Números da edição – A sétima edição da principal ultramaratona de MTB da América Latina segue com números impressionantes. Como em todos os anos, serão 500 ciclistas participando da competição, desta vez representando 24 países e 23 estados brasileiros. Sede do evento, a Bahia terá 53 atletas. Enquanto o participante mais experiente tem 65 anos, o mais novo entre os inscritos tem 21. Em termos de infraestrutura, serão 300 pessoas trabalhando no estafe e mais de 50 veículos envolvidos no operacional, entre carros, motos, vãs, ambulâncias, helicóptero e caminhões.

Programação resumida da Brasil Ride
15/10 – Sábado: entrega de kit atletas em Arraial d’Ajuda
16/10 – Domingo: Etapa 1: Prólogo em Arraial d’Ajuda
17/10 – 2ª feira – Etapa 2: Deslocamento para o acampamento da Vila Brasil Ride
18/10 – 3ª feira – Etapa 3: Largada e chegada no acampamento
19/10 – 4ª feira – Etapa 4: Largada e chegada no acampamento
20/10 – 5ª feira – Etapa 5: Deslocamento do acampamento da Vila Brasil Ride para Arraial d’Ajuda
21/10 – 6ª feira – Etapa 6: Percurso XCO em Arraial d’Ajuda
22/10 – Sábado – Etapa 7: Última etapa do Brasil Ride e Maratona XCM / Festa de encerramento, em Arraial d’Ajuda.

Maratona Brasil Ride – Os interessados em participar da Maratona XCM Brasil Ride, marcada para o dia 22 de outubro, em Arraial D’Ajuda, devem apressar-se para não ficarem de fora desta verdadeira festa do mountain bike. A competição fará parte da programação da sétima e última etapa da ultramaratona Brasil Ride, que terá início no prólogo do domingo (16). Para garantir uma vaga na Maratona, basta acessar o link https://goo.gl/r4ZGRV e clicar em Inscrição, que vai até o dia 12 de outubro

Fonte: Bike76

SEM COMENTÁRIOS

Deixe logo abaixo o seu comentário