Depois de muita ansiedade o pedal finalmente chegou no dia 15 de novembro para 250 ciclistas aptos a desbravar o sertão potiguar país.

1 Ecopedal do Sertão de Caraúbas - Café da Manha
1 Ecopedal do Sertão de Caraúbas – Café da Manha

Com o café marcado para iniciar as 5 da manhã, as 04:50h muitos ciclistas encontravam-se no local ansiosos pelo início do evento. O café da manhã foi servido em frente à um dos supermercados mais conhecidos da cidade, em um espaço relativamente amplo, o que em alguns momentos parecia com que o evento não contaria com a presença de todos os participantes – era somente impressão. Todo o café foi servido de maneira super-rápida, com muitas variedades no que se refere a alimentação, bebidas e frutas – além do bom humor dos envolvidos na organização, afinal de contas 57 km estavam por nos esperar.

1 Pedal do Sertão de Caraúbas - Início
1 Pedal do Sertão de Caraúbas – Início

A prova teve início pontualmente as 06:30h da manhã, passando por vários pontos da cidade, atraindo os olhares de curiosos e incentivadores por onde passávamos.

Após o breve passeio pela cidade, entramos no percurso de areia, que marcaria sua presença durante todo o evento. Ao contrário de outras provas, não me recordo de ter entrado em single-tracks (caminhos em que se anda somente em fila indiana), o que auxiliou bastante para quem queria chegar cedo do destino final, livrando-se do sol que sempre é implacável.

1 Pedal do Sertão de Caraúbas - Trajeto
1 Pedal do Sertão de Caraúbas – Trajeto

Alias, este foi um ponto bastante positivo para a organização que por conta do sol forte tenha definido estrategicamente este horário para início da prova – 06:30h.

1 Pedal do Sertão de Caraúbas - Percurso da Prova
1 Pedal do Sertão de Caraúbas – Percurso da Prova

O percurso exigia do participante um nível de preparo moderado, apesar do chão batido estar presente em quase toda a prova e da areia solta não incomodar, o sol, a extensão do trajeto e o misto de altos e baixos em meio ao sertão cobravam preparo daqueles que achavam que era somente um passeio. Sim caros amigos, escutei a palavra passeio durante a prova de vários participantes, pois pedalei durante a prova inteira na cozinha (último pelotão).

1 Pedal do Sertão de Caraúbas - Altimetria
1 Pedal do Sertão de Caraúbas – Altimetria

Por ter pedalado sempre entre os últimos, pude conversar com outros ciclistas, moradores, batedores da equipe de organização, onde todos se mostravam felizes e sempre solícitos a qualquer tipo de ajuda ou chamado, pois sabiam da importância que aquele evento tinha para a região e para suas vidas, afinal de contas, quem não quer uma bela história para contar? Outra vantagem de andar no último pelotão e de poder apreciar e contemplar as belas paisagens da região sempre ao fundo de cada reta ou curva. Paisagens verdes ao topo de cada serra, nuvens carregadas de água, colunas de chuva caindo do céu, contrastando-se com calor e a seca do sertão. Escutei até relatos por um dos açudes em que passamos, que um grupo de ciclistas que vinha atrás de mim, parou para socorrer uma vaca que foi beber água, e sem forças para sair da lama, caiu deitada esperando a morte chegar. Parabéns para este grupo de ciclistas! Ainda bem que a vaca não foi pro brejo!

1 Pedal do Sertão de Caraúbas - Trajeto 2
1 Pedal do Sertão de Caraúbas – Trajeto

Dentre os pontos de apoio, que eram 5 no total, estes foram taticamente distribuídos de tal forma que não pudesse faltar nada ao ciclista, compostos basicamente de frutas, água, gelo e repositores energéticos para dar um fôlego a mais para os participantes da prova. Destes, alguns pontos foram definidos em construções em ruínas, dando um maior charme a prova virando ponto de entretenimento para quem passava por lá. Nos pontos 1 e 2, pude observar problemas como a falta de gelo, e as vezes até frutas, onde a organização buscou sempre sanar da forma mais rápida possível. Os comentários dos participantes sobre estes problemas, era de que estava tudo bem, visto que era o primeiro pedal na região. Ponto positivo para a organização!

1 Pedal do Sertão de Caraúbas - Ponto de Hidratação
1 Pedal do Sertão de Caraúbas – Ponto de Hidratação

Entre os pontos 4 e 5, retornamos para a cidade dentre um percurso que foi bem sinalizado não deixando dúvidas em momento algum, pedalando por mais 7 km até o ponto de chegada em um clube da região. Muita diversão na piscina, música e animação, foram os ingredientes que recepcionavam os aventureiros do sertão.

Sem dúvida foi uma prova que me marcou, me chamando mais atenção pela resistência dos participantes, principalmente em relação ao sol, e a organização da prova como um todo. Já participei de várias provas do tipo pelo país, e por ser a primeira edição de um evento deste porte na cidade de Caraúbas, me pareceu que tudo transcorreu da melhor forma possível, onde nem os pequenos problemas mencionados mais acima, tiraram a grandiosidade do evento e da organização. Desde o belo café da manhã, até o término da prova.

1 Pedal do Sertão de Caraúbas - Trajeto 3
1 Pedal do Sertão de Caraúbas – Trajeto

Aguardaremos então o 2 Ecopedal do sertão de Caraúbas, com ansiedade, pois o de 2015 foi um sucesso.

Parabéns a toda a Equipe envolvida e à todos os participantes desta prova.

Eai, o que você achou? Qual sua impressão sobre o 1 Pedal do Sertão de Caraúbas?

Caso não tenha lido o primeiro artigo sobre o 1 Ecopedal do sertão de Caraúbas, clique aqui!

Caso não queira perder mais nenhum evento, temos a página de eventos totalmente atualizada. Confira clicando aqui!

Confira mais algumas imagens do percurso:

:

SEM COMENTÁRIOS

Deixe logo abaixo o seu comentário